Skip to main content

Quem Somos

A Agência Tambor é um veículo de comunicação da cidade de São Luís do Maranhão, multiplataforma, dedicado ao webjornalismo.

É uma mídia contra-hegemonica, identificada com a democracia (associada a justiça social) e com diferentes pautas de defesa dos Direitos Humanos.

Atuamos diariamente, a partir do nosso site e canal no youtube, além das nossas contas e perfis no twitter, facebook, instagram, spotfy e whatsap.

Nossa entidade mantenedora é a Sociedade Maranhense de Mídia Alternativa e Educação Popular Mutuca. Ela foi criada em 2012, sendo uma iniciativa do grupo que fazia o Jornal Vias de Fato, publicação alternativa, de circulação impressa e mensal. Sua criação foi uma necessidade do Vias de Fato – lançado em 2009 e que deixou de circular em 2018 – avançar na sua organização.

Em outubro 2017, num seminário que reuniu várias organizações populares e feito para discutir “comunicação e poder no Maranhão” , surge a ideia de criação de uma agência para produção de conteúdo jornalístico, com o nome Tambor.

Essa discussão (articulação) avança no mês seguinte, em novembro de 2019, durante o curso anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, realizado no Rio de Janeiro.

O Jornal Vias de Fato entra desde o início na discussão para a criação da Agência Tambor e fica acertado que a Sociedade Maranhense de Mídia Alternativa e Educação Popular Mutuca assumiria a Agência.

Três organizações discutem e participam diretamente da criação da Agência Tambor: a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-Ma), o Sindicato dos Bancários do Maranhão e o Jornal Vias de Fato (Sociedade Maranhense de Mídia Alternativa Educação Popular Mutuca).

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados