Skip to main content

Bolsonaro engana professores e STF garante piso salarial

Em entrevista concedida nessa quinta-feira (03/02), ao Jornal Tambor, o professor Marcelo Pinto desmontou as falácias do presidente Jair Bolsonaro em que ele alega ter concedido reajuste de 33,24% no piso salarial de professores da educação básica.

Marcelo é professor de História da rede ensino pública estadual do Maranhão e integrante do Movimento de Resistência dos Professores (MRP) e do Coletivo de Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão no Campo da Oposição Sindical (COTEMACS).

(Veja abaixo, no final desse texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista do professor Marcelo)

Marcelo diz “esse reajuste é fruto da luta da categoria e que foi assegurado em decisão, por unanimidade, pelo Supremo Tribunal Federal, que declarou constitucional a norma que instituiu o piso nacional dos professores do ensino básico das escolas públicas brasileiras”.

Marcelo criticou prefeitos do Maranhão que não querem conceder o aumento garantido por Lei. Suas críticas foram inclusive encaminhada a Federação dos Prefeitos do Maranhão (Famem), que se colocou contra o aumento de 33%.

Em relação ao Estado do Maranhão, Marcelo Pinto, conclamou todos os professores à lutar por seus direitos. Segundo Marcelo, o governo do Maranhão “descumpre a Lei Federal 11.738/08 e o Estatuto do Magistério ao não pagar o piso nacional dos professores”.

Marcelo Pinto relatou ainda que atos em todo Estado do Maranhão estão sendo organizados e os professores estão sendo mobilizados para garantir que o governo do Maranhão cumpra a Lei e o Estatuto do Magistério, além de assegurar que as progressões sejam implementadas. Haverá um ato de mobilização e luta em São Luís no dia 10 de fevereiro, às 8h, na Praça da Igreja do São Francisco.

Com o reajuste garantido pelo STF, o piso salarial da categoria passou de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63, e deve impactar os rendimentos de 1,7 milhão de professores em todo o país e é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Veja, abaixo, o Jornal Tambor com a entrevista do professor Marcelo Pinto 👇🏾👇👇🏿

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Maria Ribeiro Mota

Vamos a luta


1
0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados