Skip to main content

Rio Itapecuru pede socorro!

Imagem: Reprodução/TV Mirante

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. O Jornal Tambor recebeu o professor Henrique Borralho, do departamento de História da UEMA, que vem fazendo sérias denúncias relativas à degradação do Rio Itapecuru.

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Henrique Borralho)

O entrevistado informou que o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) indica que nos últimos anos o Rio Itapecuru perdeu 20% de seu volume de água.

A gravidade da situação motivou a Prefeitura de Itapecuru, hoje sob o comando do ex-promotor de justiça Benedito Coroba,a organizar um seminário intermunicipal, chamado “Itapecuru: o rio da vida maranhense”, previsto para 20 de abril, no auditório do IFMA – Campus Itapecuru-Mirim.

A ideia é que esse evento, na cidade de Itapecuru, contribua para a mobilização da sociedade e das diferentes esferas do poder público, em busca de uma agenda em favor do rio.

O professor Henrique Borralho enfatiza que “todos os rios são importantes, mas o Itapecuru é o mais importante do Maranhão”. Ele lembra que a maior parte da água potável que chega a São Luís vem desse rio.

Borralho afirma que os maiores problemas envolvem essa deterioração do Itapecuru vem do agronegócio, além de lixo e esgoto de dezenas de cidades.

Além disso, Borralho afirmou que o avanço do agronegócio na região do Matopiba – formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, PIauí e Bahia – é criminosa. No caso do Rio Itapecuru, ele já agride o Parque Estadual do Mirador, onde estão as nascentes do Rio Itapecuru.

Em sua fala, o professor também cobrou a responsabilidade dos Poderes Públicos, Legislativos e Executivos e muito especificamente à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Segundo Henrique Borralho, “o que está em risco é a sobrevivência”.

(Veja na íntegra a entrevista com Henrique Borralho) 👇🏾👇🏽👇👇🏻

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados