Skip to main content

“Rio Itapecuru está na UTI”

O economista Josemar Sousa Lima | Foto: Divulgação

“Não temos um rio morto, mas temos um rio na UTI”, disse Josemar Sousa Lima sobre a situação atual do Rio Itapecuru.

Ele é economista e um dos idealizadores do Seminário “Rio Itapecuru: o rio da vida maranhense”. O evento, realizado no dia 20 de abril, foi organizado pela Academia Itapecuruense de Ciência, Letras e Artes e pela Prefeitura de Itapecuru-Mirim.

Integrante desta Academia, Josemar participou do Jornal Tambor, nesta segunda-feira (25). Ele falou de pontos abordados neste evento.

(Veja a entrevista abaixo com Josemar Sousa Lima no Jornal Tambor)

Ele informou que no seminário foram apresentados “dados alarmantes de completo abandono e degradação do Rio Itapecuru”. Josemar disse também que mais de 60% da população de São Luís é abastecida por um rio que “está poluído e tem os peixes contaminados”.

E com o Plano Diretor que está na Câmara Municipal de São Luís, o abastecimento da cidade corre sérios riscos. O projeto ameaça as reservas hídricas da própria Ilha.

Josemar Sousa disse que a versão apresentada pelo prefeito Eduardo Braide foi mascarada. Não há preservação ambiental. Para ele este Plano Diretor “é um crime contra a vida”.

Por conta disso o Rio Itapecuru é tão relevante para a população da capital. Para Josemar, a gestão de São Luís precisa estar envolvida na preservação do rio.

Além disso, o Parque do Mirador, onde correm as nascentes do rio, tem de ter investimento e fiscalização. “Com o evento foi aberto diálogo para uma ação forte e concreta”, disse o entrevistado. E “somente com unidade dos gestores municipais isto é possível”, completou.

Petição

Para cobrar dos gestores municipais, foi criada uma petição online, que já possui 3 mil assinaturas.

Estas pessoas apoiam a ação de preservação do Rio Itapecuru, com ameaças elencadas em 8 eixos. A partir de uma consulta pública estes problemas foram identificados.

A petição também será encaminhada para o governo estadual e o Ministério Público do Maranhão, como forma de denúncia.

Acesse a petição: https://www.change.org/p/governador-do-estado-do-maranh%C3%A3o-itapecuru-o-rio-da-vida-maranhense-campanha-de-revitaliza%C3%A7%C3%A3o-e-preserva%C3%A7%C3%A3o-ambiental

(Veja a entrevista com Josemar Sousa Lima no Jornal Tambor, em nosso canal de Youtube) 👇🏾👇🏾👇🏿👇🏿

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados