Skip to main content

Saúde do trabalhador – “É fundamental que a Reforma Trabalhista seja revogada”

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia Nacional da Segurança no Trabalho e o Dia Internacional e Nacional em Memória as Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. No contexto atual, de fragilidade dos direitos trabalhistas, tornou-se ainda mais importante tratar sobre o tema.

Para discutir o assunto, o Jornal Tambor recebeu Maria dos Aflitos, mestre em saúde pública e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Manoel Lages, o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Maranhão (CUT-MA) e Novarck Oliveira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem).

(Veja abaixo a entrevista com Maria dos Aflitos, Manoel Lages e Novarck Oliveira no Jornal Tambor)

Maria dos Aflitos falou da importância da instituição da política estadual de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Com ela há o fortalecimento da segurança ao trabalhador. Principalmente porque “atualmente há uma fragilização de políticas públicas a nível nacional”.

Para Manoel Lages, essa iniciativa, construída pelos trabalhadores do Maranhão, possibilita os municípios implantarem ações de saúde no trabalho.

Os entrevistados também destacaram que a Reforma Trabalhista desamparou ainda mais os trabalhadores.  Segundo Novarck Oliveira, a saúde do empregado não é a preocupação de seu empregador. “Ele pensa mais na questão da força de produção”. 

Ele também ressalta que os trabalhadores não falam seus problemas de saúde, por medo de demissões. E é “por isso que há perseguição ao sindicato, para que não haja reclamações coletivas”.

Manoel Lages destaca que a “Reforma Trabalhista desestruturou o trabalhador”. E é importante que a revogação da Lei seja feita. Para Maria dos Aflitos também é fundamental que o trabalhador entenda e compreenda a questão da saúde no trabalho. Para isso, os sindicatos precisam ser fortalecidos.

(Veja abaixo a entrevista com Maria dos Aflitos, Manoel Lages e Novarck Oliveira no Jornal Tambor, em nosso canal de Youtube) 👇🏾👇🏿👇🏾👇🏿

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados