Skip to main content

NEABI promove seminário sobre questões indígenas e quilombolas em meio a pandemia

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
26/05/2020

A professora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (NEABI) do IFMA, Leide Ana Oliveira Caldas, conversou com Agência Tambor, nesta terça-feira (26), sobre o I Seminário Nacional Online do NEABI/IFMA, com o tema “Territorialidade, Violência e Pandemia: Lutar, Resistir e Existir”, que acontecerá de 27 a 29 de maio. 

Leide explicou ao Radiojornal Tambor, que o NEABI trabalha com ação pedagógica, fruto dos movimentos sociais negros. 

Ela ressaltou que o evento é um projeto de extensão intercampi que abordará discussões sobre o panorama da pandemia, focando na perspectiva da questão indígena e quilombola.

O seminário online terá representantes indígenas, quilombolas e pessoas ligadas aos movimentos sociais, debatendo a territorialidade e violência em tempos de Covid-19. 

A coordenadora também enfatizou que é necessário discutir o assunto, em meio a um governo federal que promove a necropolítica. Segundo ela, é preciso relembrar a luta diária pelo direitos conquistados por esses povos. 

“Todas as leis que têm ideia de inclusão são frutos de uma luta de movimentos sociais. São resultantes de muita tensão e disputas”, observou ela.

Acesse o site do NEABI para mais informações sobre o evento: //ifmaviana.net/neabi/

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados