Skip to main content

Igreja Católica denuncia as mortes na pandemia

Da Agência Tambor
Por Paulo Vinicius Coelho
29/07/2021

Ontem (28), a Igreja Católica, centrais sindicais e outras organizações promoveram uma prévia do 27° Grito dos Excluídos, cujo tema este ano será ‘’pelas vidas perdidas na pandemia’’. O ato de solidariedade com as vítimas da Covid-19 aconteceu na Praça Deodoro, às 19h.

Sobre o assunto, o Jornal Tambor conversou com Helvidia Silva Barros, freira da Congregação das Irmãs da Caridade de Montreal e Coordenadora da Pastoral do HIV/AIDS em São Luís.

VEJA ABAIXO A ENTREVISTA

O Grito dos Excluídos surgiu em 1994 por iniciativa da Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Helvidia explica que a data oficial do evento é 7 de setembro, Dia da Independência. Até lá, setores da Igreja Católica e movimentos sociais realizarão uma série de atividades.

Em São Luís, o ato prestou solidariedade aos mais de 550 mil mortos pela Covid. A organização pediram que as pessoas levassem velas e doassem 1kg de alimento não perecível.

Além da pandemia, Helvidia declarou que o Grito dos Excluídos luta por participação popular, comida, saúde, moradia, trabalho e renda.

Ela acrescentou que ‘’as pastorais sociais não podem ficar entre quatro paredes’’ e precisam ‘’ajudar as pessoas a tomarem consciência de seus direitos e de que o nosso lugar é na luta pela vida’’.

A religiosa acredita que durante a crise sanitária ‘’o povo brasileiro foi deixado ao léu, sem perspectiva e sem esperança’’ e o responsável por isso é Jair Bolsonaro, que ‘’deixou de usar máscara, deixou de comprar a vacina e desorientou as pessoas.’’ A consequência ‘’é o aumento da fome e da miséria’’.

‘’Eu não fico nem um pouco constrangida de afirmar que o presidente é o único culpado pela situação dramática que nós vivemos e pelas mais de 550 mil mortes’’ enfatizou.

Helvidia pediu ainda que o povo brasileiro não vote mais em Bolsonaro e finalizou a entrevista declarando que é ‘’importante agirmos como cristãos que amam a vida e demonstram que querem ver o nosso povo feliz.’’

Veja abaixo, em nosso canal do YouTube, a edição completa do Jornal Tambor, incluindo a entrevista com o irmã Helvídia.

https://youtube.com/channel/UCSU9LRdyoH4D3uH2cL8dBuQ

Ouça abaixo, pela plataforma Spotify, a entrevista que Irmã Helvídia concedeu ao Jornal Tambor

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados