Skip to main content

Rita Benneditto diz que Tecnomacumba é manifesto de brasilidade

Foto: Divulgação

Após pausa por conta da pandemia, a cantora Rita Benneditto voltou a se apresentar com os shows Samba de Benneditto e Tecnomacumba – este último na estrada há 20 anos. 

Para falar de sua carreira e outros temas, a artista maranhense participou do Jornal Tambor nesta sexta-feira (8).

(Veja abaixo a entrevista com Rita Benneditto no Jornal Tambor)

Natural de São Benedito de Rio Preto (MA), Rita iniciou sua carreira na década de 1980. Ganhou notoriedade nacional ao final da década seguinte. Hoje, residindo no Rio de Janeiro, continua fazendo parcerias com artistas maranhenses, como Joãozinho Ribeiro. 

Para a cantora, o Maranhão “tem tudo para ser uma explosão nacional e internacional artisticamente”. E evidencia que faltam políticas públicas e projetos no campo cultural do estado, para que isto aconteça.

Rita Benneditto destacou que São Luís vive um momento de efervescência artística e precisa ser colocado em mais evidência.

Vinte anos de Tecnomacumba

Sobre seu show que completa duas décadas em 2023, a cantora disse que pretende fazer uma série de homenagens ao Tecnomacumba. Sua ideia é produzir um livro de fotos, um clipe, um mini documentário e mais um evento marcante.

Para ela o Tecnomacumba é um manifesto de brasilidade. “O show tem o objetivo cultural, de memória e o culto a ancestralidade preta”.

A cantora falou como a arte é uma importante manifestação e por conta disso sempre há perseguição. Especialmente na atual conjuntura. 

Ao falar do período recente da pandemia, ele afirmou “que foi a arte que salvou muita gente”.

Rita Benneditto também está abrindo uma loja virtual, no dia 11 de abril, com obras de artistas que trabalham com a cultura afro-brasileira e ameríndia. 

(Veja, em nosso canal de YouTube, a entrevista com Rita Benneditto no Jornal Tambor) 👇🏿👇🏾👇👇🏼

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados