Skip to main content

Josias Sobrinho diz que faz música maranhense

A edição do Jornal Tambor dessa sexta-feira (28/01) foi especial. A entrevista foi com o compositor Josias Sobrinho, que este ano completa 50 anos de carreira, autor de clássicos da música, como Engenho de Flores, Catirina, Dente de Ouro, Três Potes, Terra de Noel, De São Marcos a São José, Um Canto Sem Fim.

(Assista, ao final desse texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista de Josias Sobrinho).

Ao dar os seus primeiros passos na música, Josias se aproximou, no início da década de 1970, do recém-nascido Laborate. Ainda naquela década, ele teve suas composições gravadas no disco Bandeira de Aço, um marco na música, com obras de César Teixeira, Sérgio Habib, Ronaldo Mota, além de Josias, com interpretação de Papete.

Josias contou ao Jornal Tambor sua origem na música, com a influência de pai, dos discos e do rádio que ele tinha em casa, na cidade de Cajari.

Entre as influência da época, ele citou Chico Buarque e Geraldo Vandré. “A gente aprende a fazer música olhando os compositores é a influência e depois a angústia da influênica”, disse ele, enfatizando que estudou para ter outros olhares da música.

Na entrevista, Josias também falou da importância do produtor Marcos Pereira, que produziu o antológico Bandeira de Aço.

Indagado sobre a discussão que envolve a utilização do termo “Música Popular Maranhense” ou MPM, o músico destacou que não acha o nome pejorativo. E disse que produz uma música essencialmente maranhense.

“Nenhum outro lugar do Brasil tem alguém fazendo música como as daqui, com esses elementos, com essas palavras, essa forma melódica e harmônica”, completou.

Josias disse que faz música maranhense e que pra ele isso é uma posição política.

Sobre o futuro na área musical, Josias Sobrinho pontuou que quer continuar compondo e gravando suas obras, explicando que é essencialmente compositor.

“Minha vontade de criar é grande. Se isso for me manter vivo, viverei uns 200 anos, porque quero continuar fazendo isso”, afirmou.

Veja, abaixo, em nosso canal no YouTube, o Jornal Tambor com a entrevista com Josias Sobrinho 👇🏾👇🏿👇

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados