Skip to main content

Filme sobre Marighella chega a cinemas de São Luís

O filme Marighella, dirigido pelo ator e agora diretor, Wagner Moura, tem provocado polêmica. O governo Bolsonaro agiu no sentido de atacá-lo publicamente, desqualificá-lo e inviabilizar sua realização.

(Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, edição do Jornal Tambor, tratando do filme)

O filme Marighella já circula e segue circulando, clandestinamente, há algum tempo. Mas oficialmente, ele estreou ontem (04/11), no Brasil.

Em São Luís (MA), está em cartaz, nos cinemas dos shoppings no Maiobão, Cohab, Maranhão Novo e Jaracati. Em cidades do interior do estado, fomos informados da exibições por canais piratas, inclusive em praças. Só não vale não assistir.

O fato é que enquanto conservadores de extrema-direita dizem que “não vi e não gostei”, muita gente quer ver o filme, que trata da história de um poeta, militante comunista e guerrilheiro, que se opôs ao golpe e a ditadura imposta ao Brasil, a partir de 1964.

O baiano Carlos Marighella foi assassinado (executado) em uma emboscada, armada por essa mesma ditadura. O crime correu exatamente num dia 4 de novembro (data da estreia do filme no Brasil), no ano de 1969.

Mundo a fora

O filme de Wagner Moura tem no elenco atores bastante conhecidos como Seu Jorge (no papel de Marighella), Adriana Esteves e Bruno Gagliasso.

Antes de estrear no Brasil, Marighella já participou de alguns importantes festivais espalhados pelo mundo, casos dos de Berlin, Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Istambul, Atenas, Estocolmo, Cairo, Havana e Nova York.

Para falar sobre as circunstâncias em que o filme começou a ser exibido oficialmente no Brasil, o Jornal Tambor de hoje(05) ouviu a artista e agrônoma
Giovanna Lemos, integrante do Levante Popular da Juventude e do MST.

O Levante da Juventude realizou um ato em frente ao prédio da Agência Nacional do Cinema (Ancine-RJ), com o objetivo de se manifestar contra o governo Bolsonaro, denunciando a censura a esse filme e o desmonte da agência de fomento ao audiovisual.

Veja abaixo, a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista com Giovanna Lemos. 👇🏾👇🏿👇

O áudio desse entrevista de Giovanna ao Jornal Tambor também estará disponível na plataforma Spotify, pondendo ser encontrado aqui no site da Agência.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados