Skip to main content

Casa d´Arte! Encontro celebra cultura ancestral de São Luís

Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 30, a Casa d’Arte promoverá o “Encontro de Saberes Ancestrais da Ilha”. A programação conta com caixeiras do Divino, espetáculo cênico AFRÔS, discotecagem, roda de contadores, diálogos de saberes. Serão 12 horas de atividades culturais, das 9h às 21h.

O evento celebra a ancestralidade preta e indígena de São Luís. Ele compõe a nova edição do projeto “No Caminho do Farol”, desenvolvido pelo Instituto Maranhão Sustentável.

E para falar sobre o encontro, o Jornal Tambor recebeu, nesta sexta-feira (29), o ator, produtor cultural e consultor em economia criativa, André Lobão.

(Veja abaixo a entrevista com André Lobão no Jornal Tambor)

Para o produtor cultural os saberes ancestrais são a forma do povo vislumbrar seu futuro. Segundo ele, o “futuro está na ancestralidade”. É um modo de exaltar esta cultura incompreendida por diversos aspectos.

André Lobão fala que é necessário destacar que os saberes pretos e indígenas estão presentes na arte e outras produções culturais. E estão no modo de fazer tecnologias “que as pessoas não associam a esses povos”.

Ele explicou que a programação do encontro é extensa para os presentes vivenciarem melhor as atividades. “Vamos experimentar essa vivência em comunidade”, disse ele.

Além disso, para André, é “como caminhar em direção ao futuro junto ao passado”. Percebendo que a diversidade pode “diminuir a desigualdade social”.

(Veja abaixo a entrevista com André Lobão no Jornal Tambor, em nosso canal de Youtube)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados