Skip to main content

Mulheres realizam ato para combater violência de gênero

Ato realizado no Terminal da Praia Grande em São Luís

Nesta quinta-feira (25), Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta Contra a Violência às Mulheres, o Jornal Tambor recebeu Dayana Roberta, que integra a Marcha Mundial das Mulheres e Lizandra Guedes, dirigente do setor de gênero do MST-MA.

Na entrevista, elas falaram sobre a violência de gênero enraizada na sociedade, a importância dos feminismos – apontando pra diversidade das mulheres – e também sobre ato internacional de combate à violência contra as mulheres, que em São Luís aconteceu nesta quinta (25), no terminal da Praia Grande. A ação foi aberta articulada por diversos coletivos de mulheres.

Ato realizado no Terminal da Praia Grande em São Luís

Neste novembro, a agenda de combate à violência de gênero também está sendo realizada em outros municípios, como Imperatriz.

O objetivo da manifestação foi conversar com mulheres sobre a importância da denuncia e mobilização contra o machismo e misoginia. Além disso, as ativistas entregaram planfetos com informações relevantes sobre o assunto.

Dayana Roberta destacou que a manifestação foi feita no terminal de integração por conta do fluxo grande de pessoas que transitam no local e porque as mulheres da periferia se locomovem de ônibus no cotidiano.

“A luta internacional, ela passa pela luta local. Temos esse prisma de pensar global e agir local”, pontuou a militante.

Lizandra Guedes ressaltou que esse tipo de violência que a mulher sofre é estrutural e revela as estruturas sociais de dominação. “Nós podemos dizer que temos um triplo sistema de dominação, o capitalista que é combinado ao patriarcado e ao racismo”, argumentou ela.

Além disso, elas evidenciaram à Agência Tambor como o movimento feminista surgiu das ruas e se movimenta para debater as questões de opressões sociais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados