Skip to main content

Conflitos – Fetaema recebe representante da ONU

A FETAEMA esteve reunida nesta quinta-feira (18) com o representante das Nações Unidas na América do Sul, Jan Jarad. Em pauta, esteve o aumento da violência no campo em razão dos conflitos agrários e socioambientais.

O crescimento indiscriminado do agronegócio sobre terras tradicionalmente ocupadas por povos e comunidades do estado, grilagem de terra e a falta de ação efetiva dos órgãos fundiários e ambientais foram citados como alguns dos motivos do crescimento da tensão na zona rural do Maranhão.

Durante a pauta, foi entregue dossiê sobre a violência no campo e propostas de alternativa ao enfrentamento às violações de direitos, dentre estas a aprovação da Lei Popular de Terras, entregue ao governador do Maranhão em abril deste ano e também a criação de uma força tarefa interinstitucional para atuar emergencialmente em áreas de maior tensão social e que congregue ações de regularização fundiária/titulação quilombola, investigações criminais céleres relacionadas a homicídios/tentativas de homicídio de trabalhadores, proteção a pessoas amaçadas e combate ao desmatamento.

A diretoria e o corpo de assessores da Federação estiveram presentes no encontro, que também contou com a participação de dirigentes do MST-MA. Acompanhou o representante das Nações Unidas, a assessora da ONU, Fabíola Real.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados