Skip to main content

Maranhão – Territórios indígenas estão em colapso

Caçador ilegal exibiu, em vídeo, onça-preta abatida na Terra Indígena (TI) Arariboia

O antropólogo Maycon Melo, que atua num território indígena Gavião, admitiu hoje (26), em entrevista ao Jornal Tambor, que as áreas indígenas do Maranhão estão precisando de socorro, pois “estão entrando em colapso social e ambiental”.

(Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, a edição completa do Jornal Tambor, incluindo a entrevista com Maycon Melo)

Crescem assassinatos, ameaças, incêndios, invasões do agronegócio, desmatamento, carvoarias e tráfico de drogas. É o que diz o pesquisador.

A entrevista de hoje, no Jornal Tambor, foi motivada pelo vídeo, de grande repercussão, onde caçadores exibiam uma onça morta, abatida dentro de um território indígena do Maranhão.

No vídeo, os caçadores (em tom de chacota) ameaçaram de morte os indígenas que atuam na proteção de seus territórios, os chamados guardiões.

Os criminosos que mataram a onça já estão presos. Mas é sabido por todos que eles são soldados rasos, nesses exército de criminosos que vem atuando na Amazônia maranhense. E Maycon confirmou essa obviedade.

Além de agentes locais que precisam ser verdadeiramente combatidos (incluindo políticos, gente que tem mandato), a situação se agrava por conta das ações e omissões do governo Bolsonaro, que estimulam os diferentes tipos de ataques, aos territórios indígenas. Este ponto também foi abordado na entrevista.

Veja abaixo, a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Maycon Melo. 👇🏾👇🏿👇

O áudio com a entrevista também estará disponível na plataforma Spotify, com acesso aqui no site da Agência Tambor.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Acesso Rápido

Nossas Redes

Mais buscados