Skip to main content

2º Festival da Comunicação Sindical e Popular

Após a vitoriosa construção da primeira edição, o Núcleo Piratininga de Comunicação realizará o 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular, um espaço de trocas e encontros da comunicação e da cultura contra-hegemônicas!

Queremos fazer um grande evento com música, teatro e dança para expor os mais diversos trabalhos de comunicação realizados por sindicatos, coletivos, movimentos sociais e associações de moradores.

Será realizado no Dia Municipal da Comunicação Popular no Rio de Janeiro, 24 de julho, em praça pública. Essa data é também o Dia do Festival da Comunicação Popular, segundo o calendário do Estado.

Durante um dia inteiro teremos barracas para exposição dos trabalhos dos coletivos de comunicação popular e da comunicação sindical, levando à população um material alternativo e de qualidade. Nosso objetivo é mostrar o excelente trabalho realizado por esses canais que se contrapõem à hegemonia de alguns poucos grupos empresariais que dominam os meios de comunicação brasileiros.

A programação contará também com aulas públicas sobre temas importantes para a cultura, para a comunicação e para a luta e a vida da classe trabalhadora. E, claro, muita arte com apresentações de teatro, de dança e shows de música.

Será um evento aberto e gratuito, realizado a partir da colaboração de todas e todos que acreditam ser possível construir uma comunicação transformadora! Por isso, precisamos da sua participação nesse financiamento coletivo para colocar esse projeto na rua. Sua contribuição é fundamental!

Foto: Gika Resende

No Brasil, historicamente, temos um cenário de concentração dos meios de comunicação nas mãos de alguns. Propriedade cruzada, monopólio… Poucos grupos econômicos respondem pelos principais veículos de comunicação que chegam até os cidadãos. Em alguns casos, um mesmo grupo – ou família – é dono e dita a linha editorial de mais de um veículo, ou seja, de mais de um jornal, de mais de uma revista, de mais de um canal de televisão.

Democratizar a comunicação social no Brasil é um passo fundamental. Para se contrapor ao cenário dominante e disputar a hegemonia nesse campo, existem diversos grupos, sindicatos e movimentos produzindo uma comunicação alternativa e a serviço da população, dos trabalhadores e dos militantes. Uma comunicação com pautas progressistas e a serviço dos reais interesses e da emancipação do povo e dos trabalhadores.

Por isso, acreditamos na necessidade de construirmos um espaço de visibilidade desses veículos de comunicação alternativa, que entre no calendário de lutas da cidade, com um ambiente alegre através das intervenções artísticas. A cultura livre é transformadora!

O Festival da Comunicação Sindical e Popular é inteiramente gratuito, por isso, ele só será possível com a sua colaboração. Com o atingimento da meta de R$22.000,00, poderemos pagar todo o custo necessário para fazermos um lindo e potente evento.

O NPC é constituído por um grupo de comunicadores, jornalistas, professores universitários, artistas gráficos, ilustradores e fotógrafos que trabalham com o objetivo de melhorar a comunicação, tanto de movimentos comunitários ou populares, quanto de sindicatos e outros coletivos. Temos realizado esta tarefa de forma ininterrupta há mais de quatorze anos, principalmente através de cursos, palestras e seminários e produção de materiais de formação e informação.

Acreditamos que os trabalhadores e os setores populares precisam aperfeiçoar-se constantemente em sua comunicação para alcançar seu objetivo de construção de uma nova sociedade. Apresentamos a esses grupos sociais nossos conhecimentos adquiridos por meio da nossa formação específica e da nossa prática social.

Se tiver alguma dúvida e quiser entrar em contato conosco para falar sobre o projeto, basta enviar um email para:

[email protected]

[email protected]

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados