Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2019-08-13-at-09-18-54
No comando: Inscrição para o debate “Comunicação, democracia e desigualdade social”.

Das 17h às

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

Ufma! Natalino Salgado protagoniza enorme confusão!

Compartilhe:
img-20210426-wa0206

Por Agência Tambor
26/04/21

Professores, professoras, estudantes e diferentes setores da sociedade civil maranhense organizaram uma grande mobilização para cancelar uma reunião, do Conselho Universitário da UFMA (Consun), que estava marcada para amanhã (27/04). O sindicato dos professores da UFMA (Apruma), inclusive, entrou na Justiça pra barrar a reunião!

Diante da confusão que extrapolou rapidamente os muros da UFMA, a reitoria emitiu uma Nota de Esclarecimento, hoje a tarde, adiando a reunião do Consun, sem indicar uma nova data.

E também hoje a tarde, a Justiça Federal atendeu ao pedido da Apruma e determinou que a reunião fosse suspensa por apresentar irregularidades.

Confusão grande

Há uma acusação muito séria, sobre uma ação que estaria sendo comando pelo atual reitor da UFMA, Natalino Salgado, no sentido desmontar a democracia interna da Universidade Federal do Maranhão e concentrar poder nas mãos da reitoria.

Esse processo seria ilegal. E estaria sendo feito as escondidas, atropelando toda a comunidade universitária.

Os professores Bartolomeu Mendonça e Mary Ferreira deram uma entrevista hoje, (26/04) no Jornal Tambor, e trataram do assunto.

Bartolmeu, que é o atual presidente da Apruma (sindicato de professores da UFMA), detalhou a questão “do golpe e da ilegalidade”.

E a professora Mary, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas/UFMA, disse que o golpe, além de ferir gravemente a democracia, tem toda “uma relação com a tentativa de privatizar as universidades públicas”.

O grave problema, que pode ter uma enorme repercussão negativa pra gestão de Natalino Salgado, passa pela tentativa de mudanças estatutárias e regimentais na UFMA.

Outro lado

Natalino Salgado informou que adiou a reunião por solicitação de vários conselheiros.

Ele afirmou na nota que a Universidade “nessessita passar” por uma “reestruturação institucional”. E disse também que o adiamento “possibilita a participação mais efetiva da comunidade universitária”.

Por fim, ele se queixa da reação. Dizendo serem “narrativas infundadas, desvirtuadas e inverídicas”. Sobre a decisão da Justiça contra a realização da reunião, Natalino não se manifestou.

A Agência Tambor deixa claro que vai acompanhar de perto toda e qualquer tentativa de mudança no estatuto e regimento da Universidade Federal do Maranhão. E tudo que possa comprometer a democracia, será amplamente denunciado.

Veja, abaixo, o programa de hoje do Jornal Tambor, pelo YouTube ou podcast, onde a professora Mary Ferreira e o professor Bartolomeu Mendonça foram entrevistados pela jornalista Flávia Regina Melo e pelo jornalista Emilio Azevedo.

Veja a entrevista no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/L05y7vyUfd0

🎧 Ouça o programa com os professores Mary e Bartolomeu agora mesmo pela plataforma Spotify:

Deixe seu comentário: