Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2019-08-13-at-09-18-54
No comando: Inscrição para o debate “Comunicação, democracia e desigualdade social”.

Das 17h às

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

Temas de livros escolares podem mudar com atual governo

Compartilhe:
sala-de-aula-08062018104241666

Agência Tambor

19/12/2019

Esteve em pauta neste ano, durante o Governo Bolsonaro, o programa que discute quais livros serão usados nos próximos quatro anos nas escolas públicas do país. Trata-se do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – e a forma como o governo trata determinadas pautas causa preocupação em educadores, que temem crivos ideológicos na hora de definir os materiais ideais.

O professor da rede pública estadual do Maranhão e mestre em Letras, Wagner Aquino, foi entrevistado nesta quinta-feira (19) pela Agência Tambor e falou sobre a seleção do PNLD que acontecerá em 2021, com foco no Ensino Médio.

“A cobrança sobre alguns temas nas pautas vão ser diferentes do que tinha no governo anterior”. Segundo ele, qualquer governo tem ideologia. O problema é a forma como a atual administração se utiliza do discurso da “não-ideologia”: “negar que só a sua posição política é ideológica é um ato ideológico. Isso nós temos como cortina de fumaça no processo”, opina o professor.

Programa Nacional do Livro Didático

O PNLD é um programa do Governo Federal, onde o Ministério da Educação (MEC) seleciona obras didáticas, pedagógicas e literárias que serão usados por escolas públicas. O programa precisa da adesão da escola municipal e estadual para que elas possam receber os livros.

Deixe seu comentário: