Skip to main content

Sociólogo fala da importância da comunicação pro futuro do Brasil

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
10/06/2020

O sociólogo e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sergio Amadeu, em entrevista à Agência Tambor, na sexta-feira (5), conversou sobre o projeto fascista do governo Bolsonaro e sua ascensão com auxílio das fakes news. 

De acordo com ele, a nova direita se mobilizou desde 2014 nas redes digitais, e por meio delas disseminou ideais fascistas às diversas comunidades da internet. Sendo Donald Trump, inclusive, um dos financiadores deste projeto.

Por conta disso, Sergio Amadeu ressaltou a importância da comunicação nesse processo. E, para coibir as fake news difundidas pela extrema direita brasileira, o professor atentou que a Legislação proposta precisa ser bem elaborada, pois a desinformação também é feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. 

“A comunicação é fundamental para que as pessoas possam criar suas avaliações sobre o país, sobre sua vida, para além da família”, explicou. O sociólogo salientou que a esquerda não apostou de maneira correta neste setor.

O professor destacou que a imprensa brasileira, em especial a emissora Rede Globo, em conjunto com a operação Lava Jato, tiveram um papel fundamental de colocar elementos e forças na extrema direita do país, que veio dos Estados Unidos para o Brasil, e se articulou com os velhos defensores do fascismo e da ditadura militar. 

Além disso, para ele, existe um ponto de intersecção entre o neofascismo e o neoliberalismo brasileiros: o ministro da economia Paulo Guedes. 

Amadeu esclareceu que o projeto do governo Federal, de destruição dos serviços públicos, faz com que, por conta disso, não haja a cassação da chapa Bolsonaro/Mourão.  

No entanto, segundo o professor, é necessário tirar Bolsonaro e seus aliados do poder. 

“Se não tirarmos esse governo, não teremos condições nem de enfrentar a pandemia. Passamos de todos os limites”, apontou o sociólogo. 

Ouça a entrevista completa com Sergio Amadeu em nosso TamborCast.

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados