Skip to main content

Sindicalista denuncia violência contra profissionais de enfermagem

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
03/06/2020

Em entrevista ao Radiojornal Tambor, nesta quarta-feira (3), a  presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Maranhão (SINTAEMA), Lucimary Pinto, falou sobre a condição de trabalho do profissional de saúde no Maranhão. 

A presidente contou à Agência Tambor que a jornada de trabalho desses profissionais, com o deslocamento de um hospital ao outro, durante o plantão, apresenta risco na saúde e os colocam como principal vetor de transmissão da Covid-19.

Ela explicou que isso ocorre devido à falta de treinamento e cuidado, assim como o equipamento precário de proteção individual que preserva a saúde e evita a proliferação do vírus.

“O nível de adoecimento, de contaminação e morte de trabalhadores da saúde tem se acentuado por conta da falta de equipamento adequado”, denunciou ela. 

Segundo a sindicalista, enquanto os hospitais públicos apresentam a carência de equipamentos de proteção individual, o serviço de saúde privada explora os trabalhadores com a indicação de jornadas de trabalho exaustivas. 

Ela manifestou preocupação com a recente proposta dos hospitais São Domingos e UDI, de alteração para um período maior no serviço para esses profissionais. 

“É clara a exploração do capital pelo trabalho”, evidenciou a presidente. 

Por conta disso, o SINTAEMA e o SINDSAÚDEMA, promoverão ato unificado nesta quinta-feira, dia 4 de junho, reivindicando direitos à classe. Às 7 horas a ação acontecerá em frente ao hospital São Domingos, e às 11 horas no hospital UDI. 

Para ouvir a entrevista completa com a sindicalista confira nosso TamborCast.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados