Skip to main content

Projeto de Lei proposto por vereadora gera discussão com grafiteiros de São Luís

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
07/05/2021

Foto: Divulgação
Arte: Eduardo Kobra 

A vereadora da Câmara Municipal de São Luís, Silvana Noely (PTB), protocolou um Projeto de Lei que foi contestado pelo segmento dos grafiteiros da Capital. A parlamentar retirou o projeto depois das manifestações.

Para falar sobre o porquê o PL poderia trazer malefícios à classe, os grafiteiros Bruno Nilson Bnk, Gil Leros e Ronald Rabelo participaram do Jornal Tambor, desta sexta-feira (7).

Segundo Gil Leros, o PL 66/2021, não contou com o diálogo com nenhum artista do segmento e seria uma cópia de Leis que foram implantadas em cidades, mas não apresentaram benefícios, como em São Paulo, em que graffitis foram apagados dos muros.

Gil Leros destaca que este projeto pode criminalizar a arte de rua e periferia. Para ele também é uma forma de censurar e amarrar a mão da revolução e o poder de protesto da população.

O grafiteiro Bruno Nilson Bnk destaca que o PL foi retirado, porém continua na Câmara e algum outro pode dar continuidade a este tipo de censura à classe de grafiteiros de São Luís. 

De acordo com  Ronald Rabelo, foi uma forma de querer vilanizar os artistas e colocá-los como “baderneiros”. Ele evidencia que a exposição do PL foi apresentada como se o segmento não quisesse o diálogo. Mas que eles se propuseram a conversar sobre o tema com a sociedade civil.

“Nossa formação, como grafiteiro, é feita a partir do diálogo na rua”, evidenciou.

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados