Skip to main content

Professor fala sobre questões da população LGBTQIA+

Da Agência Tambor
Por Paulo Vinicius Coelho
30/06/2021

28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data foi escolhida porque, na mesma data, em 1969, ocorreu a Revolução de Stonewall nos Estados Unidos.

Hoje (30) o Jornal Tambor conversou com Alderico Segundo, sociólogo, mestre em Educação e especialista em Gênero e Diversidade na Escola. Ele falou sobre as conquistas e os desafios do movimento LGBTQIA+ no Brasil.

(VEJA ABAIXO A ENTREVISTA)

Alderico explicou que a Revolução de Stonewall ‘’nada mais foi do que um conflito entre o público do bar que levava esse mesmo nome e a polícia corrupta de Nova York. Os bares naquela época pagavam propina para obter o aval da polícia. Quando Stonewall se recusou a pagar a propina, o público LGBT começou a ser perseguido’’.

A Revolução de Stonewall logo teve repercussão no restante dos Estados Unidos e na Europa, mas demorou a reverberar no Brasil. Durante a ditadura, a discussão sobre o tema era praticamente impossível. Em 1985, em São Paulo, a organização do movimento LGBT começa a mudar esse cenário.

Alderico citou como conquistas históricas do movimento LGBT a retirada do homossexualismo da lista de patologias da Organização Mundial da Saúde, as cirurgias da redesignação sexual, a união estável, o casamento civil e, em 2019, a criminalização da homofobia pelo Supremo Tribunal Federal. O sociólogo ressaltou que, na prática, muitas vezes esses direitos não são reconhecidos.

Alderico também afirmou que a comunidade LGBT vive um período de trevas a partir da eleição de Bolsonaro e está tomada pelo medo.
O sociólogo apontou que a violência contra LGBTS é espetacularizada e citou como exemplo o caso de Luis Carlos, jovem de Porto Franco que deixou de ser socorrido enquanto populares o filmavam durante surto psicótico.

No país que mais mata LGBTS no mundo e no mês do orgulho LGBT, Alderico afirmou que se sente orgulhoso de sempre ter sido acolhido pela sua família e citou a mãe Silva e o pai Alderico.

O sociólogo encerrou a sua entrevista anunciando que ‘’falta só um ano pra tirar o genocida do poder. A revolução vai ser colorida e a primavera está chegando’’.

Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, incluindo a entrevista com o professor Alderico Segundo.

https://youtu.be/DDSs5OIqONE

Ouça abaixo a entrevista com o professor Alderico, no Jornal Tambor, pela plataforma Spotify:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados