Skip to main content

Povo Akroá-Gamella fecha rodovia em Viana

Da Assessoria de Comunicação RAMA
30/06/2021

Duas manifestações indígenas no Maranhão marcam o início desta quarta-feira. Em Santa Inês, representantes ocupam as ruas, e em Viana o povo indígena Akroá- Gamella , interditou a MA 014, que liga Vitoria do Mearim a Pinheiro, passando por diversos municípios maranhenses.

Eles têm o apoio da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA) e todos manifestam apoio aos povos originários contra o PL 490, que entra em votação hoje a tarde no Supremo Tribunal Federal. O dispositivo, defendido por ruralistas, impõe que o processo de demarcação dos povos indígenas seja restrito a terras já ocupadas pelos povos tradicionais em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.

rama-2

Hoje o STF vai julgar a ação de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à Terra Indígena (TI) Ibirama-Laklanõ, onde também vivem indígenas Guarani e Kaingang. Um caso que definirá o futuro das demarcações de terras indígenas no país e fortalece a luta contra o PL 490.

Há mais de três semanas, foi montado o acampamento Levante Pela Terra, mobilização que reúne cerca de 850 indígenas de 48 povos de diversas regiões do país em Brasília contra o PL 490/ 2017.

 

rama-3

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados