Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2019-08-13-at-09-18-54
No comando: Inscrição para o debate “Comunicação, democracia e desigualdade social”.

Das 17h às

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

Plantadores de soja tocam o terror em território quilombola do Maranhão

Compartilhe:
quilombola

Da Agência Tambor
14/09/21
Foto: CPT-MA

O Jornal Tambor ouviu hoje (14/09), uma das coordenadoras da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Maranhão, Lenora Rodrigues e o advogado da Comissão no estado, Rafael Silva.

O tema da entrevista foi o conflito que está ocorrendo, neste momento, no município de Matões, na comunidade Quilombola Tanque da Rodagem, segundo a CPT, provocado pelos plantadores de soja Eliberto Stein e Silvano Oliveira.

(VEJA ABAIXO A EDIÇÃO COMPLETA DO JORNAL TAMBOR E AS ENTREVISTAS SOBRE O CONFLITO EM MATÕES, EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE OU NA PLATAFORMA SPOTIFY).

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), organização ligada a Igreja Católica, informou na entrevista ao Jornal Tambor, que tentou fazer um boletim de ocorrência contra Eliberto Stein e Silvano Oliveira, no dia 9 de setembro. A CPT diz que a delegacia de Matões botou difculdades para o registro do BO.

A origem do problema se deu porque os plantadores de soja invadiram o território quilombola, devastando tudo, com tratores e os chamados correntões.

Para defender suas terras e evitar um prejuízo social e ambiental, ainda maior, os quilombolas reteram os tratores, fecharam um acesso a comunidade e foram atrás da Polícia.

quilombola-2

Segundo as denúncias vindas da região, Eliberto Stein e Silvano Oliveira se utilizam de homens armados (capangas, jagunços) para intimidar o povo.

Hoje, chegou uma equipe da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, em Matões, para conversar com a comunidade de Tanque da Rodagem.

quilombola

Estaremos atentos ao sério problema provocado pelo avanço de Eliberto Stein e Silvano Oliveira sobre a terra dos quilombolas.

📺 Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, a edição completa do Jornal Tambor, onde fizemos a entrevista com representantes da CPT, tratando da tensão em Matoes, no Quilombo Tanque da Rodagen.

https://youtube.com/channel/UCSU9LRdyoH4D3uH2cL8dBuQ

🎧 Ouça a entrevista com coordenada e assessor da CPT, pela plataforma Spotify 👇🏿👇🏾👇

Deixe seu comentário: