Skip to main content

Pessoas com deficiência contestam critério socioeconômico para vacinação contra Covid-19

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
07/05/2021

Foto: Dado Ruvic/Reuters 

No Maranhão, a vacinação contra Covid-19 para o seguimento de pessoas com deficiência ainda não iniciou para todo o grupo. Apenas quem tem síndrome de down já começou a ser imunizada esta semana.

Para falar sobre o tema, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Beatriz Carvalho, e a conselheira Estadual e coordenadora do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão, Isabelle Passinho, participaram do Jornal Tambor, nesta quinta-feira (7).

Beatriz Carvalho ressalta que há uma mobilização nacional para que toda pessoa com deficiência possa entrar no calendário prioritário de vacinação. No entanto, ela destaca que o governo federal colocou como critério o fator socioeconômico de pessoas do grupo, indicando que para ser imunizado é necessário receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Não compreendemos e nem podemos aceitar que o critério socioeconômico venha sobrepor outros critérios”, pontuou. 

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos também pontua que menos de 20% recebem o BPC e boa parte daqueles beneficiados são crianças. Para ela é um erro este critério, já que para outros público não foi utilizado.

Isabelle Passinho destaca que a imunização para pessoas com síndrome de down está sendo realizada após pressão e mobilização dos movimentos. 

Ela também ressalta que a comprovação de renda como critério na vacinação fere o princípio Constitucional do SUS, que é a universalidade do Sistema Único de Saúde.

“Quando se impõe critério socioeconômico para um grupo, está sendo praticada a discrimação; ferindo o princípio básico da isonomia”, diz ela.

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.

https://open.spotify.com/episode/1GwwtPWU4lwZwyuBPY4Zbr?si=ImY3Gu3jQpGgTgaxmKkTbA&utm_source=whatsapp

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados