Skip to main content

Legislação ambiental está sob ameaça no Maranhão

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
19/05/2021

Foto: Divulgação

A mudança na legislação ambiental do Maranhão tem gerado repúdio na população moradora de territórios tradicionais e ativistas ambientais, além da sociedade maranhense.

João Otávio Malheiros, ambientalista e integrante da Associação Maranhense de Conservação da Natureza – AMAVIDA e Leidiane Quilombola, liderança do Movimento Quilombola do Maranhão – MOQUIBOM, participaram do Jornal Tambor, nesta quarta-feira (19), destacando alguns pontos que envolvem o tema.

O ambientalista, João Otávio, ressalta que a legislação ambiental vigente no estado já tem sido discutida por ser antiga. No entanto, é necessário que o debate seja de ampla participação da sociedade maranhense, da academia e sociedade civil.

Ele pontua que há descontentamento sobre a metodologia adotada nesta intenção de modificação das leis ambientais do Maranhão. Além disso, alega que a comissão, que está atuando nesta finalidade, não está abrindo espaço para a população e ela precisa estar presente na discussão.

O integrante da AMAVIDA também destaca que estas mudanças farão o Maranhão ser entregue para o que chama de “rolo compressor de investimento do capital”.

Para Leidiane Quilombola, o que está acontecendo não são ameaças e sim violências concretas no Maranhão.

Ela enfatiza que a preocupação sobre a proposta que está sendo construída, é que ela impacta não somente a terra, mas o território e todo modo de vida quilombola e de outras populações.

“Estamos sendo violentados, pois o estado está descumprindo uma lei e não ouvindo o povo do território para ver se é possível a implantação desse tipo de projeto”, denunciou.

🎧 Ouça o programa agora mesmo pela plataforma Spotify:

https://open.spotify.com/episode/5Kubu2vnRERPaNtJSoRoFV?si=-cOY06LyTQSDkEhLwK3j2A&utm_source=copy-link

😍👍🏾 Dê um joinha e inscreva-se no nosso canal do YouTube;

https://www.youtube.com/channel/UCSU9LRdyoH4D3uH2cL8dBuQhttps://www.youtube.com/channel/UCSU9LRdyoH4D3uH2cL8dBuQ

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados