Skip to main content

João Cabral de Melo Neto e o Doutor Manoel da Conceição no Jornal Tambor

Da Agência Tambor
19/08/2021

Com a música “Funeral de Lavrador”, de Chico Buarque de Holanda, feita a partir de um poema de João Cabral de Melo Neto, a Agência Tambor prestou uma de suas homenagens ao líder camponês Manoel da Conceição.

(VEJA ABAIXO EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE)

Na abertura do Jornal Tambor do dia 18, foi colocada a cena de uma adaptação de Morte e Vida Severina (poema de João Cabral de Melo Neto), feita para o cinema, depois veiculado pela TV Globo.

Na cena, a atriz Tânia Alves canta Funeral de um Lavrado. Após a reprodução da cena, a apresentadora Lívia Lima (da Agência Tambor) leu o texto abaixo falando de Manoel da Conceição.

“Mané da Conceição foi líder de trabalhadores rurais, sindicalista, defensor da reforma agrária, da agricultura familiar, da agroecologia e dos territórios livres.

Foi da Ação Popular, uma organização de origem cristã.

Ao lutar pela terra no Maranhão, ele sofreu uma emboscada, no final da década de 1960, com a participação de agentes da Polícia Militar. Nesse episódio, Manoel foi baleado, preso, abandonado em uma cela. Sua perna gangrenou e teve que ser amputada.

Alguns anos após esse episódio, Manoel foi preso pela ditadura militar implantada no Brasil a partir de 1964 e sofreu as mais terríveis torturas.

Após a Anistia, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e membro da sua primeira direção nacional. Na década de 1980, Manoel da Conceição participou das primeiras articulações para a organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST”.

Uma informação adicional:

Em 2010, depois de muitas lutas políticas, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concedeu o título de Doutor Honoris Causa, ao sábio trabalhador rural, Manoel da Conceição. A cerimônia foi muito concorrida.

Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, a cena de Morte e Vida Severina, que o Jornal Tambor veiculou, em homenagem a Manoel da Conceição.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados