Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2019-08-13-at-09-18-54
No comando: Inscrição para o debate “Comunicação, democracia e desigualdade social”.

Das 17h às

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

Incêndios ameaçam subestações da Eletronorte no Maranhão

Compartilhe:
whatsapp-image-2020-01-08-at-12-04-51

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
08/01/20

Foram registrados, na quinta-feira, 2 de janeiro, focos de incêndios em equipamentos da subestação da Eletronorte, no município de Miranda do Norte. Segundo o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão, Fernando Antonio Pereira, o caso ocorreu por conta da falta de manutenção dos maquinários da empresa. Em novembro de 2019 também foi registrado outro foco. 

Fernando Pereira relata que o governo federal, alegando economia de verbas, não tem realizado os reparos e melhorias necessárias nos equipamentos e isso agrava o problemas já existentes, ocasionando os incêndios. “Recentemente eles também já suspenderam a manutenção dos pára-raios”, ressaltou. Com a suspensão das manutenções anuais, diversos maquinários estão em condições precárias, dificultando o trabalho e colocando em risco a energia que abastece o Maranhão. 

Segundo o sindicalista, desde que o presidente Jair Bolsonaro sugeriu a privatização da Eletrobrás, o serviço vem sendo precarizado, o que pode induzir a população a acreditar que a venda da estatal seria benéfica ao país, o que não é verdade. “É uma coincidência eles suspenderem a manutenção para economia. Estão precarizando os serviços para justificar a privatização”, argumentou Fernando Pereira.

Os casos ocorridos preocupam o presidente do sindicato já que a subestação de Miranda do Norte, além de tudo, também fornece energia para o sistema Italuís. Ele conta, também, que a subestação está apenas com um operador e não dois, como previsto em lei. 

Deixe seu comentário: