Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2019-08-13-at-09-18-54
No comando: Inscrição para o debate “Comunicação, democracia e desigualdade social”.

Das 17h às

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

II Conferência Gramsci, Marx e Marxismo acontece online em setembro

Compartilhe:
banner-novo-cgram

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
29/08/2020

De 16 a 18 de setembro acontecerá, de forma remota, a II Conferência Gramsci, Marx e Marxismo (CGRAM), da Universidade Federal do Maranhão. 

A professora da UFMA e coordenadora do evento, Cristiana Costa Lima, participou do Radiojornal Tambor, desta quinta-feira (27) e conversou sobre a conferência e sua importância. 

Para ela, a conjuntura atual do país é complexa e a obra de Marx e Gramsci, além dos marxistas de modo geral, são muito importantes para se compreender a sociedade, em especial a brasileira. Ela destacou que são autores que deixaram seus legados para analisarmos a estrutura social. 

“É preciso estudar e ter essa base teórica. Pensar os processos de emancipação humana, os processos de transformação da sociedade e que nos aponte para a necessidade e possibilidade real de uma construção social”, evidenciou a professora. 

A primeira edição da conferência aconteceu em 2008, e Cristiana Costa destacou que, aquele ano, já apresentava a importância de criar o espaço de articulação de pesquisadores em torno da obra de Marx e Gramsci, além de uma articulação com os movimentos sociais, e a sociedade.  

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast. 

Deixe seu comentário: