Skip to main content

II Conferência Gramsci, Marx e Marxismo acontece online em setembro

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
29/08/2020

De 16 a 18 de setembro acontecerá, de forma remota, a II Conferência Gramsci, Marx e Marxismo (CGRAM), da Universidade Federal do Maranhão. 

A professora da UFMA e coordenadora do evento, Cristiana Costa Lima, participou do Radiojornal Tambor, desta quinta-feira (27) e conversou sobre a conferência e sua importância. 

Para ela, a conjuntura atual do país é complexa e a obra de Marx e Gramsci, além dos marxistas de modo geral, são muito importantes para se compreender a sociedade, em especial a brasileira. Ela destacou que são autores que deixaram seus legados para analisarmos a estrutura social. 

“É preciso estudar e ter essa base teórica. Pensar os processos de emancipação humana, os processos de transformação da sociedade e que nos aponte para a necessidade e possibilidade real de uma construção social”, evidenciou a professora. 

A primeira edição da conferência aconteceu em 2008, e Cristiana Costa destacou que, aquele ano, já apresentava a importância de criar o espaço de articulação de pesquisadores em torno da obra de Marx e Gramsci, além de uma articulação com os movimentos sociais, e a sociedade.  

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast. 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados