Skip to main content

História das mulheres, gênero e sexualidade viram tema de evento na UFMA

Via: Giovana Kury/Agência Tambor

Mulheres e ciência em voga: o II Seminário Interdisciplinar de História das Mulheres, Gênero e Sexualidade: diálogos, sociabilidade, culturas e poderes acontecerá em São Luís. O evento acontecerá de 4 a 8 de novembro, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para falar do evento, promovido pelo Departamento de História da UFMA, os estudantes Ana Carolina e Paulo Henrique foram entrevistados nesta terça-feira (29) pelo TamborCast e Rádio Tambor. Eles contam que os eixos são as ciências humanas, sociais e biológicas. Professores de cada uma dessas áreas participarão do evento.

Um dos minicursos inclusos na programação é sobre a cultura Queer. “É imensurável a importância disso: não apenas fechar em nosso círculo de estudos, mas expandir. Pensar não só na diversidade, mas quem está nessa diversidade: mulheres, homossexuais, trans. Cada categoria tem suas especificidades a serem trabalhadas e discutidas”, conta Ana.

A primeira edição do evento aconteceu em 2018, um dia antes do primeiro turno das eleições. “Foi ainda mais difícil, pois uma onda fascista se alastrou na nossa sociedade”, compartilha a universitária. Para eles, o assassinato da vereadora Marielle Franco foi mais um acontecimento que fez a segunda edição tornar-se urgente e necessária.

“Se a gente vir a história da humanidade, as mulheres sempre foram submissas ao homem”, explica Paulo Henrique. Por conta disso, os organizadores acreditam que o seminário serve para resgatar a memória dessa categoria, desde sempre marginalizada do campo da ciência.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados