Skip to main content

Feira da Resex de Tauá-Mirim mobiliza UFMA

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
10/03/2020

A Feira da Resex de Tauá-Mirim, acontecerá na próxima quarta-feira (11), em parceira com a Apruma (o Sindicato dos Professores da UFMA). O evento será realizado de 9 às 14 horas na Universidade Federal do Maranhão, no Campus do Bacanga, ao lado do prédio de Políticas Públicas.

Maria Máxima Pires, lavradora, moradora tradicional da comunidade do Rio dos Cachorros e integrante da Rede de Mulheres Extrativistas do Maranhão, participou do Radiojornal Tambor desta segunda-feira (9) e conversou sobre a feira e a importância da reserva de Tauá-Mirim. 

Segunda ativista, a Resex é relevante não só na comercialização dos artesanatos e dos produtos de agricultura familiar sem agrotóxicos, mas também na visibilidade para essa reserva. 

Ela comentou que este ano também participarão da tradicional feira, as comunidades adjacentes à Tauá-Mirim, como Matinha, Estive e Quebra Pote. 

“As comunidades têm a resistência do avô, do pai que preservavam a nossa reserva”, ressaltou a Extrativista. 

A lavradora também explicou que a Resex é uma oportunidade de chamar atenção das pessoas para o Plano Diretor proposto. O projeto planeja reduzir 41% da zona rural de São Luís que será entregue para empreiteiros. 

“A juventude ludovicense tem que ser revolucionária e dizer não a esse Plano Diretor”, disse ela. “A prefeitura quer tirar nossa identidade. Se você gosta dos produtos da agricultura familiar, nos ajude a pressionar os vereadores. Eles estão querendo nos abortar de nossa Terra”, denunciou Maria Máxima.

Ouça nosso TamborCast:

https://open.spotify.com/episode/1PxLkN5D7GarcnAgYnLX0L?si=fwfFuO9NS0CIBz5Iuxk42w

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados