Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2019-08-13-at-09-18-54
No comando: Inscrição para o debate “Comunicação, democracia e desigualdade social”.

Das 17h às

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

Feira comercializa produtos sem agrotóxicos em São Luís

Compartilhe:
images-12

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise 
05/02/2020

Com a iniciativa de dar mais visibilidade à agroecologia e oportunidade aos pequenos agricultores exporem seus produtos, foi criada a Feira Agroecológica e Solidária que acontece toda primeira quarta e quinta-feira do mês, em São Luís. Para falar sobre o tema a presidente da  Associação Agroecológica Tijupá, Marta Pereira, participou do Radiojornal da Tambor desta quarta-feira (05).

A feira reúne cerca de 100 famílias de 7 municípios do Maranhão, incluindo a região metropolitana de São Luís, que comercializam produtos agrícolas saudáveis, cultivados sem nenhum tipo de agrotóxicos e também artesanato. A convidada pontuou que a feira acontece desde 2016 a partir de uma parceria da Tijupá com o Fórum de Economia Solidária. “É um espaço que a gente construiu e conseguiu autogestão”, pontuou.

Ela também destacou a importância da agroecologia que reproduz ensinamentos tradicionais da agricultura familiar, perpetua um cuidado com a alimentação da população e, principalmente, o respeito ao trabalho da mulher rural. “Se não tem feminismo, não tem agroecologia”, ressaltou

Marta Pereira também ponderou como é significativo a comercialização de produtos sem os agrotóxicos que prejudicam e adoecem a população. Em meio ao cenário nacional atual, em que o presidente Jair Bolsonaro, no seu primeiro ano de governo já liberou cerca de 503 tipos de produtos químicos, agricultura sem nenhuma dessas substâncias precisa ser viabilizada. “Queremos mostrar nossa produção livre de veneno e mostrar a possibilidade de termos produtos sem agrotóxicos”, ressaltou a presidente. 

Na quarta-feira a feira é realizada na Praça da Alegria, Centro Histórico. E na quinta, acontece no Dal Plaza, perto da Superintendência Regional do Trabalho, COHAB.

 

Ouça a entrevista em nosso TamborCast:

 

Deixe seu comentário: