Skip to main content

Estatuto da UFMA: reuniões colegiadas rejeitam proposta de alteração defendida pela Reitoria

Fonte: APRUMA
23/06/2021

Nos últimos dias, vários departamentos e demais setores colegiados da Universidade Federal do Maranhão vêm dizendo NÃO à proposta de alteração estatutária pretendida pela Reitoria para a Universidade.

Estes setores, assim como a APRUMA, entendem que alterar as bases da UFMA num momento em que a participação efetiva está comprometida em meio à maior pandemia do século, que já ceifou a vida de mais de meio milhão de brasileiros – entre estes, técnicos, docentes e estudantes de nossa Universidade e seus familiares, compromete qualquer aprofundamento da discussão.

Eles apontam ainda que não são sessões dos Conselhos o ambiente para discutir alterações no Estatuto da UFMA (e isso ainda de acordo com um calendário imposto pela Reitoria): o ambiente deve ser de uma Estatuinte, que aprofunde a participação de todos os segmentos da comunidade e que possa ser acompanhado efetivamente pela sociedade, também instada a participar.

Nesse sentido, vale lembrar ainda que a atual composição dos nossos Conselhos encontra-se infelizmente comprometida, não representando de fato a comunidade acadêmica e fragilizando a democracia universitária – o que compromete mais ainda as alterações intentadas pela Reitoria: boa parte de suas formações foram feitas pela Administração Superior, que indicou membros pro-tempore, renovou seus mandatos e não conduziu eleições nas Unidades e subunidades acadêmicas, como deveria ter feito.

Talvez a razão para apressar esse processo utilizando-se de membros indicados por si esteja no conteúdo das alterações: entre elas, a concentração de poderes nas mãos da reitoria, que poderá inclusive ignorar e alterar decisões tomadas pelos próprios Conselhos Superiores, por Departamentos Acadêmicos, coordenações de curso e demais instâncias colegiadas da Universidade. Um risco que pode inclusive abrir precedente para minar a Universidade Pública brasileira!

Em razão destas e de outras ameaças que constam na matéria cujo link segue abaixo, a Apruma saúda as instâncias que já rejeitaram a proposta da Reitoria, e conclama toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, a defenderem a UFMA contra essa investida!
Confira:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados