Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

Conselho da UFMA veta cessão de espaço da Universidade para evento de apologia ao golpe de 1964

Compartilhe:
anexo2-circ104-19

13/04/2019

A reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMA ocorrida na última terça-feira, 9, avaliou solicitação de estudantes contra a realização de exibição do filme “1964: o Brasil entre livros e armas”, que vem sendo exibido por grupos conservadores em várias partes do país em apologia ao golpe civil-militar que ocorreu no Brasil naquele ano.

Na UFMA, a atividade estava prevista para ocorrer no Centro de Ciências Humanas (CCH) nesta sexta-feira,12, tendo sido recebida com indignação por professores e estudantes, notadamente os que frequentam o Centro e que são representados pelos Centros Acadêmicos (CAs) dos cursos que funcionam naquela Unidade, ao se tentar fazer uma revisão da História Brasileira e celebrar um período de torturas, assassinatos e cassação das liberdades civis.

O CONSEPE foi a última instância a que recorreram os que resistiram à realização da atividade. Os CAs recolheram, via abaixo-assinado, mais de 1400 assinaturas da comunidade acadêmica contra a realização do evento, e a discussão foi levantada também pelos professores junto à Coordenação do Centro, durante reunião deste Colegiado.

A proposta levada pelos estudantes ao Conselho contou com o apoio da Apruma, que reforçou a solicitação, fazendo sua defesa e lembrando que acionar a democracia para defender a realização de um evento que atenta contra ela própria não é apenas contraditório, como também inconstitucional.

Ao ser apreciada pelo Conselho, a proposta defendida pela Apruma foi aprovada por aclamação, com os membros do CONSEPE assentindo que um evento que atenta contra a democracia não pode ter abrigo no seio da Universidade Pública.

Com a decisão, o CONSEPE vetou a realização da atividade prevista por grupos conservadores dentro do espaço da Universidade, instituição que deve zelar pela democracia e que depende do fortalecimento do ambiente democrático para o desenvolvimento de suas atividades.

FONTE: Apruma (http://aprumasecaosindical.org/2019/04/11/conselho-da-ufma-veta-cessao-de-espaco-da-universidade-para-evento-de-apologia-ao-golpe-de-1964/)

Deixe seu comentário: