Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2019-08-13-at-09-18-54
No comando: Inscrição para o debate “Comunicação, democracia e desigualdade social”.

Das 17h às

Flávia Regina
No comando: Jornal da Tambor

Das 11:00 às 12:00

Coletivo Pedal das Minas realiza campanha “Bicicleta Para Futuros Possíveis” em São Luís

Compartilhe:
images-2020-08-21t231511-301

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
21/08/2020

Com intuito de entender a dinâmica e demandas das pessoas que utilizam a bicicleta, como meio de transporte em São Luís, o coletivo Pedal das Minas realizou uma consulta pública nomeada Bicicleta Para Futuros Possíveis. 

Para falar sobre a campanha e a mobilidade urbana na capital, as integrantes do coletivo, Jaana Pinheiro e Marcella Medeiros, participaram do Radiojornal Tambor, desta quinta-feira (20). 

O projeto está em um momento de escuta da população sobre quais ações e medidas prioritárias sejam necessárias para que a bicicleta se torne um transporte seguro e confortável.

Segundo Jaana Pinheiro, uso da bicicleta como meio de transporte proporciona vantagens individualmente e para as cidades

As ciclistas explicaram que a campanha está sendo aplicada em vários capitais do Brasil e surgiu a partir de uma observação a respeito da mobilidade urbana neste contexto de pandemia. 

Para Marcela Medeiros a mobilidade ativa, a mobilidade com a bicicleta não pode ser pensada de forma isolada. “A mobilidade ativa precisa se comunicar com todas as outras políticas públicas. É necessário que essas partes estejam centralizadas”, evidenciou. 

As entrevistadas pontuaram que o próximo passo, após a consulta com os cidadãos, é o diálogo com os representantes públicos para que sejam implementadas ações prioritárias ainda neste ano de 2020.

“A realidade do ciclista em São Luís tem vários aspectos que trazem desafios para o trânsito na cidade. A bicicleta não é vista como parte pertencente do trânsito ativo na capital”, destacou Jaana Pinheiro.

A ciclista também pontuou que a mobilidade urbana precisa ser pautada porque a bicicleta não é só um instrumento de lazer. 

Para ouvir a entrevista completa confira nosso TamborCast.

https://open.spotify.com/episode/4JUj3FeLt3oozVBIYH0IjZ?si=cHp7WYIJTWShKh-V9Uwa-A

 

Deixe seu comentário: