Skip to main content

Bolsonaro projeta o desmonte do Fundeb

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
21/07/2020

Está em debate no Congresso Nacional a renovação do fundo da educação básica, que termina neste ano. Para conversar sobre este tema, o Radiojornal Tambor entrevistou a coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, nesta segunda-feira (20).

A entrevistada ressaltou que a nova proposta do Fundeb, que tem como relatora a deputada federal Dorinha (DEM-TO), já possui o apoio de boa parte da entidades nacionais do campo da educação. 

Um dos pontos destacados por Andressa Pellanda é a proposição do aumento do investimento feito relativo aos alunos. “Estamos lutando para que o valor por aluno, no Fundeb, aumente. Sem financiamento adequado não vamos mudar as realidades seja qual plano for”, destacou.  

Em oposição ao que é defendido por pessoas da área da educação, o governo federal propôs um texto alternativo à Câmara Federal que, segunda ela, não é benéfico para o sistema educacional brasileiro. 

“O governo federal tem pressionado e visto que não é simples conseguir desmantelar o que construímos até agora. Então, estamos otimistas apesar das tentativas de desmontes. Estamos firmes nessa resistência pelo Fundeb para valer.”, evidenciou ela.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) assegura aos estados recursos para investimento na educação do infantil ao ensino médio. Este dinheiro é utilizado para o pagamento de salários aos professores a reforma nas escolas. 

Andressa Pellanda também destacou que o grupo de parlamentares que apoiam a proposição do governo de Jair Bolsonaro não se importa com a educação brasileira, como expressa nos discursos. É devido o objetivo de desmonte dessa ala, que apoia políticas para o benefício do empresariado, que o Fundeb precisa ser defendido. 

“As elites não querem que a maior parte da população no Brasil tenha direito a uma educação de qualidade”, apontou Pellanda. 

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados