Skip to main content

Bira do Pindaré crítica proposta de Plano Diretor de São Luís

Agência Tambor

14/12/2019

À esquerda do Congresso Nacional, está o deputado federal Bira do Pindaré. Atualmente em seu mandato de estreia em Brasília, o político do PSB (Partido Socialista Brasileiro) se destaca por fazer oposição à extrema-direita liderada por Jair Bolsonaro e ter algumas posições diferentes da própria bancada maranhense. Em janeiro de 2020, se lançará como pré-candidato à prefeitura de São Luís.

Na última sexta-feira (13/12), a Agência Tambor entrevistou com exclusividade o deputado – que falou sobre a Revisão do Plano Diretor de São Luís, o Acordo de Salvaguardas de Alcântara, sua atuação na Câmara e outras questões que colocam o Maranhão em evidência no âmbito nacional.

Plano Diretor de São Luís

Bira do Pindaré diz que considera “um equívoco absurdo”, a proposta apresentada pela prefeitura de São Luís para o novo Plano Diretor, propondo a transformação de 41% da área rural do município para área industrial, numa mudanças que poderá afetar drasticamente o meio-ambiente da cidade, aumentando os já elevadíssimos níveis de poluição da Ilha e comprometendo seriamente o abastecimento de água.

“[A cidade de São Luís] é vocacionada para a economia criativa”, diz o deputado, enfatizando que a economia do município deve encontrar alternativas numa combinação entre turismo, cultura, comércio, serviços, buscando ser referência como centro universitário.

“Temos que pensar as vocações da cidade. São Luís é Patrimônio Cultural da Humanidade”, diz Bira, afirmando também que observadas as questões ambientais e sociais, as indústrias devem ser encaminhadas para o continente.

A responsabilidade dos vereadores de São Luís

Para o deputado, o projeto que propõe a revisão do Plano Diretor precisa ser rediscutido com cuidado no parlamento municipal. “Não dá para pegar um modelo qualquer”, diz ele, enfatizando as inúmeras tragédias ambientais que atingiram o Brasil nos últimos anos, como os casos de Mariana, Brumadinho, as queimadas na Amazônia e o óleo espalhado pelas praias do nordeste.

Indagado sobre sua expectativa em relação Câmara Municipal, que em 2020 dará a palavra final sobre o Plano Diretor, Bira do Pindaré disse esperar “que os vereadores possam ter sensibilidade em relação as demandas das comunidades” e que eles “possam evitar que seja tomada uma decisão nesses parâmetros que estão sendo propostos, que é um exagero”.

Por fim, ao falar dessa questão fundamental para o futuro da Ilha e da população que nela vive, o deputado disse que a cidade não pode ficar “refém do lóbi de parcelas dos empresários” que em muitos casos “nem são do Maranhão”.

Ouça a entrevista completa no TamborCast clicando neste link.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados