Skip to main content

Agência Tambor denuncia expulsão dos quilombolas de Alcântara

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
06/04/2020

Foto: Conaq

Os jornalistas Flávia Regina Melo e Ed Wilson Araújo, debateram, no Radiojornal Tambor desta segunda-feira (6), sobre a Resolução n°11, do governo federal, que determinou o realocamento das famílias quilombolas de Alcântara, em decorrência do acordo entre Brasil e Estados Unidos sobre a base espacial, localizada no município. 

Eles denunciaram que os moradores das comunidades não foram consultados conforme as determinações da Convenção169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

E também destacaram que a medida não avalia o momento da pandemia do novo coronavírus que determina o isolamento social e quarentena. 

Em relação à isto, Ed Wilson Araújo comentou que entidades da sociedade civil, como o Ministério Público Federal, tentam barrar o realocamento dessas pessoas, ao menos em tempo da quarentena, para que essas famílias não sejam ainda mais prejudicadas. 

O jornalista ressaltou também que é necessário cumprir o que determina a OIT. 

“Se tem grande dinheiro para investimentos, por que não há dinheiro para consultar os quilombolas, para fazer audiências públicas em Alcântara?”, questinou. “O ideal seria isso”, argumentou ele. 

Acompanhe o debate completo em nosso TamborCast. 

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados